Como a metodologia ágil pode ajudar sua pequena empresa?
rogeriolord
11 de jul. de 2023
3 min de leitura
Quando mencionamos a metodologia Agile, a primeira coisa que geralmente vem à mente é o desenvolvimento de software. Mas a verdade é que esse tipo de abordagem para gestão de projetos vem se expandindo para muitos usos em uma infinidade de setores. Todo negócio, incluindo as pequenas empresas, podem se beneficiar dessa metodologia. Confira como a metodologia ágil pode ajudar sua pequena empresa.
O método Agile ou ágil é conhecido por priorizar o trabalho em equipe usando sequências de trabalho incrementais e iterativas, comumente conhecidas como sprints. O Agile também integra desenvolvedores de produtos e clientes em todo o processo e, até mesmo, em seus sprints.
Um sprint é um período de tempo alocado para uma fase específica de um projeto, quando toda a equipe trabalha junto na mesma fase, ao mesmo tempo, para conseguir mudanças em desenvolvimento constante, inspirar as melhores práticas uns nos outros e capacitar os membros da equipe para otimizar os produtos.
Resumindo, o método ágil garante que o real valor seja buscado em todo o processo de desenvolvimento. Proprietários de pequenas empresas estão começando a reconhecer o potencial da metodologia ágil. As práticas ágeis podem ajudar a lidar com projetos maiores e melhorar a capacidade do que a pequena empresa pode realizar.
É essencial para uma empresa de qualquer tamanho atingir as metas do projeto dentro de um determinado prazo, um orçamento preciso e um produto final de qualidade.
Embora as pequenas empresas tenham menos recursos, em comparação com organizações maiores, elas costumam usá-los de maneira muito sábia e razoável. A boa notícia é que as equipes “agile” podem ajudar a atingir as metas de maneira mais eficaz. Aqui estão alguns ótimos usos dessa metodologia para sua pequena empresa.
A abordagem ágil de gerenciamento de projetos em pequenas empresas
Melhor flexibilidade e melhor colaboração: se você é proprietário de uma pequena empresa, provavelmente depende do trabalho de contratados, trabalhadores remotos e equipes remotas. A comunicação da equipe requer a configuração de um local de trabalho fluido com diferentes tipos de ferramentas de produtividade, como Asana, Monday, Trello etc.
Essas ferramentas auxiliam na prestação de contas, clareza de direção nas tarefas e fornecem ao gerenciamento geral uma maneira mais fácil de monitorar o progresso.
Local de trabalho mais organizado: com a abordagem Agile, você pode melhorar a eficiência e a precisão. Portanto, a hierarquia de sua empresa também pode mudar. Como proprietário de uma pequena empresa, você precisará dividir as atribuições de maneira diferente e aprender a confiar responsabilidades diferentes aos membros de sua equipe.
Esta forma de organizar as tarefas criará um melhor canal de comunicação entre sua equipe e você entregará os resultados desejados no prazo prometido.
Mudando os ‘’bons’’ velhos métodos: se você é um pequeno empresário ou empresário, pode usar métodos manuais para rastrear tudo, porque é com isso que você se sente confortável. Usar métodos testados e comprovados não é o mesmo que usar os melhores métodos para a longevidade da sua empresa.
Ser um líder significa expandir sua base de conhecimento para o crescimento de sua visão. Você pode precisar de uma solução melhor e mais elegante do que planilhas e e-mails para monitorar projetos, equipes, finanças e objetivos da empresa. Um método Agile oferece ferramentas mais novas e eficientes para você do que as velhas planilhas e listas de e-mails.
Colaboração em equipe: fundamental em qualquer empresa
Para estabelecer uma melhor colaboração em sua equipe, convém tomar algumas medidas. Lembre-se, primeiro, de que a equipe é tão forte quanto seu elo mais fraco. Portanto, aprenda seus pontos fortes e, o mais importante, identifique os pontos fracos da equipe.
Incentive a iniciativa de cada um e permita que sua equipe assuma as responsabilidades que deseja assumir. Todos em sua equipe têm talentos únicos. Permitir que eles se apropriem dos projetos da equipe promove inovação e responsabilidade.
Permita o descanso. Todos nós sabemos que o trabalho pode se tornar cada vez mais exaustivo. Então, você precisa deixar sua equipe descansar e recarregar as energias, após uma tarefa intensa em um sprint. Se você decidir fazer outra tarefa imediatamente, seus funcionários não ficarão motivados e não produzirão os mesmos resultados do sprint anterior.
Você pode usar os períodos de descanso para revisar as notas e os dados coletados e avaliar o que funcionou melhor no sprint anterior.
Um dos ditados mais populares no mundo moderno dos negócios é “80 por cento dos seus resultados virão de 20 por cento do seu esforço”, isso é conhecido como princípio de Pareto. A metodologia ágil o ajudará a reconhecer os pontos fortes de sua equipe e a usar a energia de maneira mais eficiente. O Agile prioriza a conclusão de ciclos completos em projetos antes de iniciar outro. A “multitarefa” vem demonstrando ser, de longe, pior em produtividade.
Comentários