top of page
Buscar

Perfis comportamentais

  • rogeriolord
  • 11 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura
O que é?
Perfil Comportamental, nada mais é, do que o padrão de comportamento dos indivíduos, de acordo com os estímulos que são recebidos. É muito importante citar que existem diferentes modelos e classificações de perfis comportamentais, mas que nenhum é melhor ou pior do que o outro, apenas distintos.

Vale dizer, também, que os estudos a respeito dos perfis comportamentais não são recentes e que, grandes pensadores da humanidade já faziam anotações sobre esses padrões há bastante tempo. A tradicional medicina ayurvédica indiana, por exemplo, entendia que o comportamento de uma pessoa está interligado com o conceito dos quatro elementos (fogo, ar, terra e água). Já Hipócrates, na Grécia Antiga, acreditava que o temperamento de uma pessoa é o equilíbrio entre os quatro fluidos corpóreos existentes e, Jung, classificou a personalidade de uma pessoa em apenas quatro tipos distintos: produtor, analítico, intuitivo e sensitivo.

O objetivo: Autoconhecimento
Todas essas explicações são importantes e adicionam ainda mais conhecimento, mas afinal, qual é o objetivo dos estudos de perfis comportamentais? Nada mais do que autoconhecimento e evolução pessoal. A idéia dos estudos é compreender como cada indivíduo se comporta em determinadas situação e quais são os sentimentos que afloram. Deste modo, há autoconhecimento e evolução em diferentes âmbitos da vida, seja pessoal ou profissional, pois as forças são potencializadas e as fraquezas minimizadas.

DISC: O método mais utilizado

Existem diversos métodos utilizados para avaliar o perfil comportamental de um individuo, mas um dos mais utilizados é o chamado DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que foi criado pelo psicólogo americano William Moulton Marston. O DISC não traça um único perfil de comportamento em uma pessoa, mas analisa e atribui uma pontuação de acordo com quatro diferentes tópicos: dominância, influência estabilidade e conformidade.

A dominância está ligada na relação do individuo com os desafios e problemas que surgem em sua vida. Indivíduos que possuem elevada pontuação nesse aspecto são classificados como energéticos, mas também podem ser egocêntricos e, os que possuem baixa pontuação são conservadores, por exemplo.

A influência trata da relação dos indivíduos com outros. As pessoas que possuem alta pontuação nessa área podem ser classificadas como indivíduos confiantes e que gostam de exercer influência em relação à vida de outras pessoas, seja por meio de conversas ou ações. Já os que possuem baixa pontuação, podem ser negativos, reflexivos e até desconfiados.

Quando falamos sobre estabilidade estamos tratando de como o individuo se comporta em relação às mudanças que podem ser, muitas vezes, importantes tanto na vida pessoal quanto na profissional. Os que preferem que não haja mudanças possuem alta pontuação e são calmos e previsíveis e os que gostam de mudanças possuem baixa pontuação e são classificados como inquietos e até impacientes.

A conformidade tem haver com honestidade e em como a pessoa lida com regras estabelecidas. Sendo assim, uma pontuação alta nesse quesito quer dizer respeito e valorização dos procedimentos, ou seja, um indivíduo sistemático e lógico. Já a baixa pontuação designa-se as pessoas que gostam de desafiar regras e são independente e até teimosas.
 
 
 

Comentários


Contato

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© por Rogério Lopês .'.

 
bottom of page