top of page
Buscar

PNL e Desenvolvimento pessoal

  • rogeriolord
  • 11 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura
A programação neurolinguística, conhecida como PNL, é um processo educacional sobre como o cérebro pode ser usado para que consiga alcançar resultados surpreendentes. Essa ciência pode ser usada em qualquer área, seja profissional ou pessoal, porém quando se trata de desenvolvimento pessoal esse manual de funcionamento do cérebro humano é capaz de trazer efeitos muito positivos.

Antes de ler a continuação do artigo, pense em algumas questões: Você está feliz com a sua vida pessoal? Os seus comportamentos e hábitos estão alinhados com os seus valores? Você consegue identificar alguns comportamentos que podem ser sabotadores? E crenças limitantes, você tem? Essas são algumas perguntas em que a PNL pode te ajudar a resolver, além de ajudar em questões complexas também, como depressão, fobias, vícios, timidez, pânico, entre outros.

Nessa altura do artigo é possível que você esteja se perguntando: Mas como a PNL pode me ajudar? Simplesmente treinando o seu cérebro para que ele pense e aja positivamente. Por exemplo, se você tem um comportamento negativo, você pode escolher continuar dessa maneira ou transformá-la em positivo. Vamos dar um exemplo prático: caso hoje você tenha acordado de mau humor e insatisfeito com a vida, você tem o poder de escolha de continuar deste modo ou transformar o seu estado em bom humor e satisfeito com a vida, mesmo que deseje mudanças.

Os benefícios da PNL para o desenvolvimento pessoal de um indivíduo são muitos, entre eles: a identificação de valores, pontos positivos, pontos que precisam de melhorias, comportamentos limitantes e crenças limitantes, que são as “sujeitinhas” que não permitem que você consiga enxergar por outros ângulos e perspectivas. Além disso, são identificados quais são os pensamentos negativos, destruidores e sabotadores que pode estar atrapalhando o individuo de conseguir conquistar sonhos, objetivos e metas. As conseqüências são realização, felicidade, leveza, bem estar e plenitude.

Mas como funciona essa metodologia?
Esse estudo da experiência humana capta a registra através dos cinco sentidos, como o cérebro do individuo processa informações e as mantém, produzindo padrões, que podem ser emocionais, comportamentais ou simplesmente de pensamento. Esses padrões mantidos no cérebro, de forma consciente e inconsciente, são os responsáveis, muitas vezes, por não deixar que o indivíduo avance, ficando sempre estagnado e sem enxergar possíveis soluções.

Os resultados são obtidos de forma rápida e eficaz. Deste modo, não é preciso que o sujeito discorra sobre a sua vida inteira, pois o problema a ser resolvido e a mudança que o individuo quer obter são tratadas de forma objetiva, otimizando tempo e economizando dinheiro com terapias que duram anos e que, muitas vezes, pouco resolvem.


Um pouco sobre a história da PNL
A PNL surgiu no inicio da década de 70, na Califórnia e foi criada por Richard Bandler, que era matemático, gestalt terapeuta e estudioso, e por John Grinder, lingüista especializado em gramática transformacional. O interesse era pesquisar modelos de excelência dos melhores terapeutas da época, identificar padrões e ensiná-los para outros indivíduos. Por este motivo, a PNL também é conhecida como a arte da excelência humana.
 
 
 

Comentários


Contato

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© por Rogério Lopês .'.

 
bottom of page