Responsabilidade social na gestão de pequenas empresas
rogeriolord
11 de jul. de 2023
3 min de leitura
Responsabilidade social é ter um senso de dever para com a sociedade e tudo o que dela faz parte. Em outras palavras, “responsabilidade social” significa que os administradores de uma corporação prestam contas à sociedade em geral, não apenas a seus acionistas. Mas, a responsabilidade social também é igualmente importante na gestão de negócios menores. Aprenda mais sobre o assunto!
A responsabilidade social é um aspecto importante do sistema capitalista em geral. Indivíduos e consumidores confiam nas empresas para “fazer a coisa certa” e assumir um papel de liderança para tornar o mundo um lugar melhor.
Um mundo com gestores mais “socialmente responsáveis” também leva a menos regulamentações governamentais, uma vez que as regulamentações, quase sempre, são introduzidas como uma reação às empresas que lucram causando prejuízo à sociedade ao seu redor.
Espera-se que a própria empresa (por meio de suas declarações de missão e visão), os responsáveis por sua administração (os gestores) e as pessoas que geram valor para ela (os colaboradores comuns) atuem de forma socialmente responsável.
Isso significa que eles devem pensar no melhor interesse do público, agir de acordo com os melhores interesses, sendo capaz de enfrentar as consequências dessas ações (se elas surgirem), controlando comportamentos negativos que poderiam levar a resultados negativos e, o mais importante, ser justo para você mesmo e para aqueles ao seu redor.
Gerências superiores, como os diretores, os presidentes, os vice-presidentes seniores, os vice-presidentes, os gerentes de vendas e muitos outros são encarregados de ser os modelos de exemplo, os apoiadores, os executores, os implementadores e os delegados da responsabilidade social.
Além da gestão, existem aqueles que mantêm essas pessoas na linha e garantem que sejam responsáveis por tudo o que acontece: você, eu, a mídia, o governo, agências reguladoras, críticos, clientes, investidores, ativistas e assim por diante. “Publicidade negativa” e “boa publicidade” são os maiores motivadores para que os gestores atuem com responsabilidade social.
Se a opinião pública começar a ver uma empresa negativamente, seus concorrentes vão começar a se aproveitar disso e roubar negócios.
Todos são partes interessadas; incluindo os proprietários (ou acionistas), funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade em geral.
O papel dos gestores na responsabilidade social
A administração de uma empresa não deve poupar esforços para aparecer e se tornar socialmente responsável em tudo o que faz e no que representa.
Isso ajuda a manter a empresa em alta estima com seus clientes, mas também evita proativamente problemas causados por novas regulamentações. Os gerentes podem ser socialmente responsáveis, seguindo essas dicas práticas a seguir:
Ser e se tornar socialmente responsável é trabalhar com pessoas que são capazes de identificar quando algo é socialmente responsável ou irresponsável. A responsabilidade social consiste em ouvir e aprender sobre as pessoas e o ambiente em que se aplica. Ser construtivo significa ouvir as reclamações, vindas tanto de dentro quanto de fora da organização, e estar disposto a agir de acordo com essas reclamações.
O passado está no passado, preste atenção ao aqui e agora, o momento em que realmente conta. Não tenha medo de experimentar coisas novas ou considerar opções diferentes porque as coisas continuarão a mudar. Mudança é algo com que todos temos que lidar ao nos aproximarmos do futuro.
Isso significa que as empresas precisam estar dispostas a ouvir novas pesquisas e novas preocupações vindas de fora da organização, mesmo que essas preocupações possam significar uma mudança fundamental em seus produtos ou na forma de fazer negócios.
Faça o que puder para ser socialmente responsável em todas as áreas de sua vida e carreira. Ao ser mais flexível, você tornará mais difícil para os críticos questionar sua capacidade de gestão ou imputar a você crimes contra a responsabilidade social.
Tome as medidas necessárias para que a responsabilidade social aconteça e não espere que outros a cumpram. As empresas obtêm a melhor mídia se forem proativas e abordarem as questões sociais antes de serem forçadas a fazê-lo por regulamentação governamental.
Para finalizarmos, um gerente deve decidir se ficará estagnado em sua posição atual ou se adaptará e mudará em direção à responsabilidade social. Se o primeiro for escolhido, o gestor pode ser publicamente destruído. Ao escolher mudar, o gerente seguirá sendo reconhecido por seus esforços para a mudança social, e será lembrado como exemplo. A responsabilidade social não deve ser deixada de lado, deve ser a primeira e a mais importante tarefa a se considerar ao planejar uma estratégia de negócios, quando o objetivo é o sucesso.
Comentários